Quando cheguei à faculdade ontem esperava-me uma surpresa, depressa apontada pela Maria: uma nova máquina de distribuição de snacks, que continha, entre outra delícias, nada mais nada menos que crostatine! Perseguição italiana? Uma conspiração para nos fazer sofrer? Explicação breve para quem não sabe o que são crostatine: pequenas tartes, normalmente com recheio de chocolate/avelã, doce de alperce, ou doce de frutos vermelhos, muito comuns em Itália. Existem também em tamanho grande, com o nome de crostata. São boas, muito boas... Especialmente aquelas feitas em casa (Frankie LoveGod for president!hehe!). A que é me leva tudo isto? Á eterna luta dos povos por demonstrar a superioridade da sua cozinha! Toda a gente conhece a excelência da cozinha italiana, certo? Pois. Lamento desiludir-vos, mas é tão excelente quanto a portuguesa (elogio a ambas). Simplesmente os italianos, como orgulhosos e bons autopublicitários que são, conseguiram exacerbar essa característica. Seja como for, boa comida é boa comida, e são as duas excelentes! E numa comunidade como a de estudantes Erasmus, entram na equação petiscos de toda a Europa... Sim, a comida era uma parte importante da nossa socialização. Desde o incontornável caffe/cappuccino/ciocolatta calda/marrochino/thé caldo (no caso da Maria), passando pelos jantares nas diversas pizzarias, que isto de ser estudante tem sérias limitações económicas, os jantares/almoços nas diversas casas, as noites passadas na cervejaria Underground (a falar) a comer panini (sandes deliciosas e bem fornidas) e a ver os alemães exercerem a sua técnica e deliciarem-se com o seu meio litro de cerveja importada, muito havia por onde escolher! Claro está que também fizemos alguns petiscos portugueses para juntar à confusão... Claro está igualmente que temos toneladas de fotos com... comida! Vou seleccionar apenas algumas das minhas preferidas, concerteza que mais tarde aparecerão por aí outras - é inevitável!
"Vês mãe, estamos a alimentar-nos bem!" - olhem para elas tão belas a grelhar legumes! É pena não ter fotos das vezes em que esta grelha cozinhou salsichas! ;P
Foto mítica: O primeiro gelado em Parma! Claro que eu tb tinha um na mão... A única coisa em que eu reconheço a superioridade dos italianos! Nunca mais me fazem comer um corneto! Não depois dos gelados do Parmigianino!Por detrás das belas, podem apreciar a via Cavour, uma das mais "in" do centro da cidade!
Esta é um pouco transversal... Disfarce das duas belgas da comunidade na festa de Halloween: bananas tóxicas. Com direito a distribuição de bananas verdadeiras. Devo acrescentar que souberam bastante bem ao pequeno-almoço!
Roma, uma geladaria nas imediações do Panteão. Confesso que não consigo compreender a fixação que os italianos têm por Nutella.... Mas que ela existe, ninguém pode negar!
Roma, mais uma vez. São servidos? (Deve ter sido a pasta mais picante que eu já comi... venha de lá o vinho!)
Reparem na alegria da Mafalda! Nota-se muito que ela adora Bacio? Pequeno almoço/ceia pós-festa de natal! Perfeito!
Cá está ela, a bela da crostatina... Aqui a ser deglutida no caminho para Veneza. Nunca uma tarte de chocolate me soube tão bem!
Almoço em casa dos "tedescos" (alemães). Tudo preparado para nós, as princesinhas portuguesas... Digam lá se não faz crescer água na boca? Obrigado Martin, cozinheiro-mor, Stephan e Anne, ajudantes de mão-cheia, por uma magnífica refeição!
"Vá, só mais uma batatinha!" "não, estou cheia que nem uma porquinha!" ;P Temos fotos da preparação de toda a refeição, mas o meu estômago já está a roncar... É melhor não! Voltarei a esta bela tarde mais á frente!
Comidinha portuguesa desta vez: perna de perú assada... Oh Yeah! A coca-cola pertence ao capitalista a quem pertence a casa, mister Sergio. Não acham que nós bebemos daquilo, pois não? hehe! Falta aqui a salada, mas não faltou ali, como não podia deixar de ser! Qual pizza qual quê? :D
Para sobremesa, querem coisa mais tuga que uma bela salada de frutas? Pronto, está bem, há coisas mais, hum... elaboradas! Mas foi o que se arranjou!
Acabei de me aperceber que não tenho nenhuma foto dos dois produtos mais tradicionais de Parma: Queijo Parmesão, e presunto! LOL! Pecato! Como é que me fui esquecer de uma coisa destas? Bem, acontece....
Obrigado também à Roma, pelos crepes polacos, ao John, pelos crepes franceses que nos preparou na última noite, ao Luca e à Rossella pelas pastas italianas, e em geral a todos aqueles que partilharam a mesa conosco! Espero por vocês aqui - com toda a bela doçaria portuguesa á disposição do vosso paladar! =)
BACI!
Vera
p.s. - Não me esqueci da bebida: fica para uma outra vez! ;P