
Hoje estive a organizar e a arrumar os folhetos, bilhetes e entradas que sobram sempre das viagens (sim, tenho a síndrome do rato recolector! e depois?). E claro, os mapas! Até começar a faculdade, e precisar de os começar a usar, sempre tive uma relação de amor/ódio com estes preciosos objectos. Julgava que o meu sentido de orientação era bastante nulo, até que vim a descobrir que afinal até é o contrário... Basta darem-me um mapa, que eu vou a qualquer lado! =D! São poucos os prazeres que se equiparam ao descobrir de uma cidade desconhecida, à exploração de ruas, ruelas e vielas, á constatação que afinal o monumento X até está virado ao contrário, no nosso mapa barato de turistas (facto verídico. Panteão. Roma.), e que portanto não somos nós que somos inúteis, mas sim os inúteis que fizeram aquela inutilidade! Aprendi a apreciar um mapa usado, rasgado, riscado, vivido. Que apanhou chuva, vento, laranjada, e que mesmo assim ainda tem força para nos guiar. E, conquista, conquista, já consigo lê-los sem ter de os virar! LOL! Com a importância que assumem nestas andanças, obviamente que não podiam faltar fotos em que os protagonistas são: eles mesmos, os mapas! E como boa paparazza que sou, são sempre os outros que aparecem a lê-los... (p.s.- o mapa acima é de Ravena. Preparação prévia também é saudável, hein Maria? ;P)


Para o fim deixei aquela que deve ser umas das minhas fotos favoritas de todo o erasmus - tirada nos primeiros dias, ironicamente... (Digam-me lá se eu não sou uma fotógrafa de mão cheia, hum?! LOL!) Certo, o que aparece por debaixo do chapéu da Mafalda não é um mapa da cidade, mas não deixa de ser um guia! De facto, é nada mais nada menos que o mapa das festas e convenções ASSI para o primeiro semestre - guia fundamental para se saber onde está a diversão a preços baixos, e mais importante, os outros erasmus (já que nas aulas não era, diga-se de passagem!). E como nos guiou durante estes meses, tem a honra de aparecer aqui...
Tenho de colocar aqui uma imagem do mapa de Parma. Verdade seja dita, temos pelo menos três a quatro exemplares cada uma... E bem usados, como convém. Grandes, pequenos, com ou sem informações turísticas, com ou sem imagem de presuntos, estes mapas foram nossos companheiros. Espero voltar a usá-los, mesmo que só daqui a alguns anos... Quando voltar a Itália! Il paese dove resta il mio cuore!
Baci mille!
Vera
4 comments:
Ciao Vera,
come stai? Grazie per la tua email... grazie per le cose che hai scritto su il tuo blog... e grazie per te!
Ho appena letto quello che hai scritto di me, insomma, l'ho provato, e anche posso solo dire che sono felicissimo di avervi conosciuto e voi tre siete tre argomenti che bastano a portarmi in Portogallo. Tu sei una persona straordinaria e ti auguro che il tuoi sogni so realizzino presto! Se ti serve qualcosa, chiamami.
Sono ancora stupito che solo tre mesi bastano per farci amici.
Obrigado!
Un abbraccio,
Stephan
Sim, preparação prévia como das vezes em que me dedicava a procurar na net as horas(minutos e segundos :P) dos comboios que iriamos apanhar e que depois estavam sempre "in ritardo"...viva a trenitalia!
Com ou sem atrasos foram de facto das melhores viagens da minha vida e também eu quero voltar lá...
Un bacio enorme!
Que inveja! Suas sortudas!! Mafalda... cheia de saudaditas! Trium virato!
Well said.
Post a Comment