Saturday, March 31, 2007

Parma - vivências e paisagens - I

Bem, acho que chegou a altura de começar a falar um pouco da cidade, ou pelo menos da maneira como vivi a cidade, como ela me acolheu, dos locais a que eu não resistia voltar, dia após dia... A parte histórica, essa deixo para mais tarde, quando tiver algum tempo para recolher datas, e todas essas coisas que eu normalmente escolho não fixar... Ora, por onde começar? Acho que pelas pontes, especialmente aquelas que me serviam diariamente, a di Mezzo, e a Verdi. Para quem não sabe, Parma é atravessada por uma torrente, um pequeno curso de água, coisa que me agradou de sobremaneira, e que separa o centro da cidade, a parte antiga, a mais burguesa e selecta, do "oltretorrente", zona dos pobres, a nossa, portanto... LOL! Bem, de facto, a nossa casa estava situada no oltretorrente, que é a zona dos imigrantes, mas esta separação, devido á reduzida dimensão da cidade, não é assim tão significativa... Podemos dizer que é a diferença entre Lisboa e Almada, a uma escala muito reduzida... E com o trânsito da ponte constituído por bicicletas, hehe!!! É tudo a mesma coisa, no fim de contas, a dimensão da cidade dá uma sensação de unidade constante. Atravessar uma ponte aqui é a mesma coisa que atravessar uma estrada, mas uma estrada com uma vista espantosa, e com 30% da poluição costumeira das cidades... Como pontos de articulação essenciais, estes equipamentos tomam um papel fundamental no dia-a-dia, e na vivência que se faz da cidade. E bem, está visto que atravessar pontes é algo que eu tenho de fazer com muita frequência, aqui ou lá... hehe! Só a escala é que muda! Espero que as imagens consigam passar algum do encantamento que estas belas pontes me provocavam


Engarrafamento diário na "ponte do Meio"! =)


Vista da ponte di mezzo, com a ponte Verdi ao fundo, ainda em Setembro.


Ao amanhecer (fotos da Mafalda)


Numa manhã de neblina (elemento constante por aqui/lá)




Numa ensolarada manhã. Ponte Verdi, desta vez, com a ponte di mezzo ao fundo. (fotos made by Mafalda - que como se vê tem uma certa paixão pela sua bicicleta...)




Mesmo cenário, hora e condição climatérica distinta...


Mais uma vez, cenário idêntico, uns meses antes...

Ponte Verdi, poucos dias antes da partida, últimas voltas de bicicleta pela cidade. Só espero poder voltar a ver este cenário num futuro talvez não demasiado distante...


Boas travessias!

Vera

2 comments:

Anonymous said...

q cenário babante amiga...

naturalissima said...

Olá Vera

Li o teu cometário e o mail! Fico contente por teres sentido a grande felicidade e o amor que nos une. O Miguel e eu estamos a viver momentos únicos.

Gosto muito das fotos que aqui editaste. Para além da sensibilidade que demonstras, tens noção perfeita do enquadramento e equilibrio na mão.
De resto, com a prática, vais aprendendo depois pequenos truques de luz, contra-luz, alguns atrevimentos que terás de ter em relação aos diferentes pontos de vista.
Vejo que procurars ir ao encontro de coisas novas. Estás atenta e isso é positivo.

Quanto ao nosso encontro é claro que gostaria muito de te conhecer. Vou uns dias para fora com o Miguel. Na altura do nosso regresso, fala-se melhor.

Um beijinho para ti e para a Rita
continuação de um excelente Domingo
Boa semana que se apróxima para as duas.

Daniela