Thursday, March 1, 2007

Parma - a cidade burguesa


Bem, depois de seis meses estou de volta a Portugal... Para aqueles que me conhecem já como Betty Coltrane, saibam que aqui encontrarão um espaço mais pessoal, íntimo - o espaço da Vera, não bem o da Betty. Aqui partilharei com que estiver interessado a experiência do meu Erasmus em Parma, centro-norte de Itália, uma pequena cidade rica e orgulhosa, pela qual me apaixonei perdidamente. Espero também que este seja um espaço de comunhão com aqueles que comigo partilharam esta experiência, lá e cá. Não sei bem como o fazer... Penso que não seguirei nenhuma ordem específica - sigo ao sabor das recordações. Como neste momento só consigo pensar nos amigos que lá deixei, começo por aí. Por me apresentar, finalmente como deve ser, e a algumas pessoas que serão presença constante por aqui, mesmo que involuntariamente, hehe!Como será normal, o volume do arquivo fotográfico é considerável, pelo que demorará um certo tempo a compor e a escolher as coisas. Per queli che non capiscono il portoghese, qui di fianco trovano almeno una possibilità de tradurlo! ;) Está visto que não escrevo assim lá muito bem em italiano... espero mudar isso no seguimento dos meus estudos! Vamos então ás pessoas:
Io! Não gosto particularmente desta foto, mas é bastante genuína... Prazer em conhecer-vos! Acho que dá para ver que sou uma rapariga! ;P! Chamo-me Vera (já devem ter percebido), tenho 21 anos, estudo história da arte e tenho uma personalidade bastante, hum, expansiva, digamos... Para quem já conhece o meu blog, isto não são novidades. E sim, adoro violeta, em todas as suas nuances. Não me sinto muito á vontade de mostrar assim tão abertamente a minha face na internet, mas já que vou mostrar a de outros, acho que é justo...



Nós! Le tre pazze portoghese, como ficámos conhecidas em certos círculos! À esquerda, Maria del Sol, 21 anos, minha colega e amiga desde o primeiro ano de faculdade. Ao centro, Mafalda, 20 anos, também colega e amiga de faculdade. Viemos as três da FCSH da UNL (se não sabem o que é pesquisem!), o que foi muito reconfortante durante estes tempos. Segundo certos amigos italianos, há uma harmonia entre nós as três, apesar das personalidades diversas... Eles lá sabem! Facto consumado: arranjei mais duas irmãs! =)


Roma, 23 anos, a bela polaca! Com o seu sorriso doce e a sua generosidade, entrou directamente para o meu/nosso coração! Estudante de direito, faz da sua inteligência uma arma letal quando se trata da vida jurídica.


Naiara, basca dos quatro costados! ;)! Espírito livre, com um coração de ouro! Estudante de história, com uma grande paixão pela vida nocturna...


Stephan, 23 anos, também estudante de direito. O nosso alemão de estimação! hehe! Pode-se dizer que nos adoptou ao ponto de fazer uma maratona de 26h conosco a Veneza... Pobre diabo! Uma das pessoas mais genuinas que já conheci. De acrescentar que está sempre rodeado de mulheres! Tem mel, verdadeiramente! Quem o conhece sabe o que quero dizer. Grande fã de futebol. E de praia. E de White Stripes! ;P

Sergio, 20 anos, ítalo-venezuelano, o Dandy de serviço! Estudante de ciência política, será certamente embaixador! Tão burguês que até irrita! Tem um sentido estético e uma paixão pela beleza imbatíveis. De uma sensibilidade aguda, é tão observador como eu - o que torna as nossas conversas divertidas para os outros, imagino... =) Completamente cabeça-no-ar, mas uma pessoa muito generosa. Membro da ASSI Parma, associação de ajuda e acolhimentos aos estudantes Erasmus.



Emmanuele, ou Rasta Manú para os amigos! Cremonense, 20 anos, estuda linguas e literaturas estrangeiras, também membro da ASSI. O ar de durão é só para enganar - meigo e generoso, tornou-se o nosso protector oficial! "atenção, nestas miúdas ninguém toca!" (advertência para o bando de amigos que o seguia na última festa de carnaval). Vocalista de uma banda-tributo a Slayer, devota a vida ao metal, ao inglês, aos Simpsons e agora aos erasmus!



Estas são apenas algumas das pessoas que tornaram a minha vida, de setembro para cá, de uma riqueza cada vez maior...

Bacio e abbraccio per tutti voi! Vi voglio veramente bene!!!!!!!!

Vera

5 comments:

Anonymous said...

Oddio... veramente vuoi farmi piangere! como é que eu faço agora para andar pelo mundo sem ver Parma em todo o lado? as saudades até doem, sorella, mas a mim vais continuar a aturar-me por muito tempo!
Un baccione ;)

Rocha de Sousa said...

Vera,
Ficou curioso com o novo blog, des-
de logo internacionalizado por via italiana. E ao percorrer as foto-
grafias, a vossa juventude e alegria, lembrei-me das viagens que
fiz com os meus alunos da Faculdade
a Itália, Espanha, França, Holanda,
Inglaterra. Eu ainda era novo,todos
nos dávamos muito bem, são afectos
que ficaram para sempre e ainda há pouco tempo escrevi o texto de um catálogo para uma exposição de 11
desses alunos, desses amigos. Mas
nesse tempo, o salazarismo, espiava
as deslocações, era inquietante. O
que é certo é que a nossa vontade
de amar e comhecer despistava essa
gente.Na Faculdade ainda acompanhei
alunos do Erasmos e fiz um filme
com uma holandesa que ficou em Por-
tugal.
Peço desculpa, esta incontinência.
Sobre os textos, por agora tocados
de perto pelo que viveu, haveria
muito que dizer. Gosteiu da saúde
de tudo e agradeço-lhe a atenção que tão depressa me concedeu.
seu amigo
Rocha de Sousa

Emmanuele said...

Grazie Vera della descrizione del mio carattere e della mia persona...troppo gentile...e grazie di tutte le belle giornate passate insieme a Parma, dei caffé bevuti raccontandosi tante belle cose e facendosi tante risate! Ti voglio bene, un bacione!!!

Anonymous said...

vou passando por cá para ler o q escreves, e que eu vou sabendo em 1ª mão, mas sobretudo p ver as fotos. sabes cm eu sou...=)

Anonymous said...

Boas entende perfeitamente o este sentimento, estivem em parma em 2005 a fazer erasmus e sorte minha trouxe comigo amigos para a vida. Ainda hoje estamos ligados dia a dia devido a esta terra. Sou um apaixonado por parma e nao vejo a hora de la voltar, falta-me é coragem pois sie que sem aquelas pessoas muito diferente deve estar. um abraço e viva italia pui bello paesi del mundo.

henrique_vmacedo@hotmail.com